GRANADA sempre fez um som único que não é comparado a outros, mas nem mesmo aos de suas influências. É o Grunge, ou melhor, o "Neo-Grunge", um termo criado pela própria banda.
Uma coisa rara era encontrar uma outra pessoa que também curtisse a banda GRANADA, não eram populares quanto Tihuana, Strike ou Pitty e isso, na minha opinião torna a banda melhor, impedindo-a de virar modinha, ou seja, criar o tipo de "fã" que curte uma ou duas das músicas conhecidas da banda e se declaram apaixonados sem nem mesmo conhecer a origem da banda, seus integrantes, ex integrantes, a trajetória e as demais músicas, que tornaram os caras os melhores, enfim... isso não é fã!!!
Lançaram três álbuns, e foram eles: Terceiro Capítulo, Diaria.mente e Equilíbrio, cada um com uma pegada diferente dos demais e até mesmo troca de vocal. Zeh Nery, antes baixista e back vocal, assumiu o vocal após a saída de Yuri Nishida (hoje na banda V.O.W.E.). Os álbuns Terceiro Capítulo e Diaria.mente foram gravados com a voz do Yuri, já o Equilíbrio, com a voz do Zeh Nery.
Como disse no início, não ouço mais falar da banda, o que é triste, principalmente por terem marcado pensamentos de um certo público e desaparecerem. As últimas notícias que tive, foram que a banda mudaria o nome devido a um problema de Naming Rights; que houve mais uma troca de integrante; e que logo estariam de volta e com tudo, mas não voltaram... seus últimos lançamentos foram os clipes Nosso Lugar e O Dono do Tempo, respectivamente. A última vez que vi um dos neo-grunges da banda, foi numa manhã, estava chegando no trabalho e vi o integrante numa loja de conveniência, num posto da Rua Augusta, aquela era a manhã seguinte de um show no Vegas Clube. Naquele tempo, a banda ainda estava firme, na ativa.
Gostaria muito de entender, o que houve com GRANADA, por onde andam, se pretendem voltar... se querem reconquistar seus fãs...
Clipe Oficial - O dono do tempo / lançamento: 2011
![]() |
Banda Granada |
Por Paulo Machado